mostra temporária

“JORNADA PELA

XILOGRAVURA”

Joacir Esteves

Joacir (Lyra) Esteves, nasceu em 1950 e, por formação acadêmica, é Arquiteto. Leciona, como professor adjunto, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paralelamente à sua atividade profissional de arquiteto, vem se dedicando à xilogravura. Marcou presença em exposições, dentre as destacamos: Mostra de Arte Sesquicentenário de Independência (MEC – 1972); World Print Competition 73 (San Francisco Museum of Art, EUA – 1974).; VI Salão de Verão – JB (MAM RJ – 1974); Salão Nacional de Arte Moderna (MEC – 1976); Gravadores Brasileiros, - Itamaraty e FUNARTE (Assunção, Paraguai – 1982); A Arte dos Arquitetos e a Arquitetura dos Artistas (UFRJ – 1982); Pandora´s Box (Museu de Escultura de São Paulo – 2012); e etc.

As xilogravuras de Joacir Esteves, executadas em linguagem limpa e objetiva, mas mesmo assim com um toque de fantasia, têm se desdobrado na abordagem de alguns temas, como por exemplo, os bonsais, os orixás, as mulheres negras, etc.

Há obras suas preocupadas em ser acessíveis ao sentido do tato, além da visão. São executadas em suporte que aceita deformar-se sob pressão, de tal modo que, ao passar da mão, oferecem uma experiência sensorial peculiar.

_________________________________________________________________________________________________________

XILO DE NORTE A SUL, xilogravuras de GINO SAVINO E ARLETE SANTAROSA

 É com grande satisfação que a Casa da Xilogravura apresenta esta mostra de trabalhos de dois artistas geograficamente distantes, um do outro, mas com igual força de expressão. Residem respectivamente: Gino no Canadá e Arlete no Brasil (Rio Grande do Sul).

Gino Savino - Nasceu em Araraquara, interior de São Paulo em 1955. Iniciou as atividades plásticas em 1973, mais tarde graduou-se na área.

Dedicou-se ao longo da vida a várias técnicas artísticas, destacando-se recebeu importantes premiações em salões de arte pela produção em entalhe e xilogravura.

Lecionou Arte-Educação, entalhe em madeira, pintura, desenho e ouras técnicas no Ensino Fundamental e Médio. Em 2001, já residindo em Vancouver no Canadá, passou a esculpir portas artísticas.

 

Arlete Santarosa – Nasceu em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul em 1945. Licenciada em Desenho pela Universidade de Caxias do Sul esteve sempre ligada à cultura. Integrou o Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul, participou da diretoria da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Coordenou oficinas de gravura e foi conselheira do Museu de Arte Contemporânea do RS.

Participou de inúmeras exposições, individuais e coletivas, tendo seu trabalho reconhecido e através de importantes premiações no campo da gravura.

 

As criações que compõem a Mostra Temporária “XILO DE NORTE A SUL” evidenciam a autenticidade dos artistas, ambos representados por singularidades na técnica xilográfica que formam um conjunto envolvente de obras e extraordinária beleza.

 

Joacir reside e trabalha no Rio de Janeiro.

 

 

Galeria de fotos


Museu da xilogravura em Campos do Jordão

Mostra Temporária “JORNADA PELA XILOGRAVURA” - Joacir Esteves – de 02 de setembro a 31 de dezembro de 2021.

Museu da xilogravura em Campos do Jordão

Mostra Temporária XILO DE NORTE A SUL, xilogravuras de GINO SAVINO E ARLETE SANTAROSA – de 02 de setembro a 31 de dezembro de 2021.

Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295,
Campos do Jordão - São Paulo - Brasil



voltar ao topo