Inconsequência Tipográfica

Esta mostra marca um momento importante para o Museu, especialmente porque ela repercute os esforços que a Casa da Xilogravura vem fazendo, no sentido de reviver a parceria histórica entre a xilogravura e a tipografia.

Nas obras expostas, Cláudio Rocha funde técnicas, produzindo impressões de monotipia sobre múltiplos tipograficamente produzidos, associando, portanto, no mesmo suporte dois fazeres gráficos. E o resultado é de surpreendente efeito estético!

Cláudio Rocha é um artista gráfico de renome internacional, especializado em tipografia e design editorial, e é diretor da Oficina Tipográfica São Paulo, instalada na Escola de Artes Gráficas Theobaldo de Nigris, do SENAI, além de professor do SESC Pompéia e curador da Galeria Calligraphia. É também autor de vários livros sobre artes gráficas, editor da revista “Tipoitalia” e co-editor da revista “Tupigrafia”. Criador de fontes digitais distribuídas por International Typeface Corporation (ITC), Linotype e Monotype, foi palestrante convidado da Typecom (San Francisco, 2004), TypoBerlin (2005), St. Bride Printing Library (Londres, 2009), dentre outros eventos do gênero.



Detalhe de obra de Cláudio Rocha